quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Concursos Públicos – Curiosidades e Dicas para Estudos - Vantagens e Desvantagens


Os concursos públicos sempre foram muito procurados pelas pessoas, pois um emprego no estado, ou melhor, ser concursado dá uma maior segurança ao trabalhador. Os salários oferecidos dependem das vagas e do grau de escolaridade dos inscritos, normalmente os salários, comparados aos dos trabalhadores comuns, são melhores, isso acaba sendo um incentivo maior para as pessoas quererem trabalhar para o estado.

Qualquer indivíduo que conserve vínculos de trabalho com entidades governamentais e seu salário vem da arrecadação pública de impostos, é considerado um servidor público, ou agente público. O funcionalismo público tem as suas vantagens e desvantagens.


Vantagens de Ser Concursado
  • direito a transferência, o servidor tem direito de ser transferido de município ou de repartição, por meio de pedido pessoal.
  • homens com trinta e cinco anos de contribuição, e mulheres com trinta anos, ou homens com sessenta e cinco anos e mulheres com sessenta anos tem direito a aposentadoria. A aposentadoria é integral, com salário próximo ao ativo.
  • estabilidade no cargo após três anos de exercício probatório, e consequentemente estabilidade financeira.
  • dificilmente o salário atrasa, e as chances de perder o emprego é muito menor, se bem exercido é possível trabalhar até se aposentar.
  • o servidor público trabalhando para o sistema, tem uma grande responsabilidade, entretanto o servidor tem uma maior “liberdade” para a realização de suas tarefas, isto é, normalmente a maioria dos cargos públicos não cobra excessivamente e nem controlam e pressionam o trabalhador público. Isso acaba sendo um diferencial e um atrativo para que as pessoas queiram prestar concurso público.
  • outra vantagem são os feriados nacionais que são todos respeitados a risca, tendo até feriado prolongado dependendo das vezes.
Desvantagens
  • caso o servidor queira mudar de cargo e de carreira, o profissional carecerá prestar concurso outra vez.
  • o servidor do funcionalismo público pode não encontrar realização profissional ambicionada na função que exerce.
  • no serviço público, o trabalhador pode ainda ficar insatisfeito com o emprego devido à pressão existente no campo em que atua (por exemplo, bancos do estado).
É possível perceber, através do grande interesse das pessoas pelos concursos públicos, que as vantagens compensam as desvantagens. Mas, para se tornar um funcionário público é necessário primeiramente passar por uma prova rigorosa de seleção.

A prova é bem elaborada exigindo que os candidatos tenham uma ótima base de estudos. Alguns dos candidatos não estudam há um bom tempo, e necessitam de um estudo preparatório para relembrar ou atualizar todo o conhecimento.

Com a tecnologia em alta e a acessibilidade aos documentos, estudar em casa ou fazer um curso especializado e preparatório para concurso público está cada vez mais fácil e acessível.

Quem tem acesso a internet consegue fazer downloads de apostilas de concursos públicos, ou apostilas de matérias diversificadas. Há também sites de estudos à distância, que passam uma série de exercícios e explicações que ajudam o candidato a se preparar para a prova do concurso.

Quem deseja prestar concurso público, seja qual for, e não pode ou não quer sair de casa, precisa saber que é possível fazer a impressão das provas e das apostilas. É importante que façam pesquisas em sites de busca sobre assunto e na certa encontrará vários conteúdos que colaborarão para os estudos.

Estudar por conta própria e em sua própria residência, de certo modo, é um jeito fácil e confortável de estudar, pois estará no conforto e no silêncio do próprio lar sem ter que pagar nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário